domingo, 30 de junho de 2013

Para "thecrochetfever"

Suponho que se refere aos motivos de querubins ou anjinhos. Esses motivos apareceram em álbuns de renda de filet, alguns publicados no final do séc. XIX, princípio do séc. XX. Eram álbuns de "Filet brodée au point de reprise", edições Wolf et Dupeyron, que pode ver aqui,  aqui e aqui.
 
Alguns destes motivos foram recuperados pela revista Burda, para crochet ou ponto de cruz. Valerie Lejeune também publicou livros com esquemas de ponto cruz, onde aparecem alguns desses motivos.

4 comentários:

  1. Oiiii...querida !!!
    Fico um pouquinho sem vir aqui e olha só o que eu encontro?
    Lindooooos...estes esquemas antigos são lindos !!!
    Obrigado por compartilhar.

    Abraço


    Sonia Faria

    ResponderEliminar
  2. Cara Manuela,

    obrigadíssima! Exactamente: figuras e motivos do séc. XIX. Já tinha encontrado indicações para as revistas 'Priscilla' mas ainda não tinha encontrado sites para descarregar gratuitamente. Graças a si, vou ter um Verão cheio de crochés!

    'The Crochet Fever'

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde Manuela

    Adoro o seu blog e acho a Manuela fantástica pois partilha com todas os esquemas o que demonstra que é um ser humano lindo. Da minha parte agradeço-lhe muito os seus esquemas e guardo todos numa pastinha para ir fazendo. Obrigada por ser assim. Gostava de perguntar-lhe: como posso imprimir as imagens do livro "Le filet Ancien" de forma a visualizar bem o esquema? Guardei algumas imagens, mas quando vou para imprimir, são muito pequeninas. Obrigada por tudo.
    Paula Andrade -

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem me querer intrometer - e porque me deparei com o mesmo problema - se se refere à ultima ligação que a Manuela partilhou, não dá, de facto, para ver o esquema pois, como indicado no cabeçalho da página, ainda não está disponível. O que é uma pena pois tem esquemas maravilhosos!
      'The Crochet Fever'

      Eliminar